30.5.10

É um bom modo, este. (2/2 de Moderat)

Modeselektor, para dançar de olhos bem fechados.
(subtítulo à crítico de música - oh-la-la)

Modeselektor, ao contrário de Apparat, não faço ideia de como entraram na minha vida. Fazem remixes fabulosos, suponho que seja por aí que tenha começado a saber o nome deles.

In short, são a banda que faz as batidas mais dançáveis e os crescendos mais emotivos. Dá para suar e chorar ao mesmo tempo. :D

Eles são os gajos da explosão de energia criativa. Tudo neles tem impacto e furor. Oh yeah! É emoção sintetizada onde cada batida martela um sentimento qualquer. É brilhante. São dois alemães completamente parvos e geniais com um album chamado Hello Mom! e um segundo de nome Happy Birthday!.


Ouvi uma vez uma entrevista onde eles diziam que adoravam tocar em Berlim porque, parecia-lhes, as pessoas iam lá para dançar, em vez de ser para mostrarem os novos penteados e a roupa de marca nas discotecas. Eu penso exactamente o mesmo à cerca deles; que fazem música porque querem dançá-la/brincar com ela (esticar os braços e andar às voltinhas - ou como raio que se dança Modeselektor, ainda estou a tentar descobrir) e não por outra qualquer razão. Sinto que eles não precisam de razão. É bonito, não é? Boom!


E mais! Quando querem fazer coisas parvas, eles fazem-no (como refazer uma música dos Scooter no segundo album - "Hyper Hyper"; pôr gajos bêbedos a falar na "Kill Bill Vol. 4"; ou fazer uma música sobre Tetris) e depois, sem qualquer problema nenhum e com a maior das harmonias, aparecem no meio disto tudo momentos assim todos cheios de significado (como a "White Flash" com o Thom Yorke, a "The Wedding Toccata Theme", ou a (perfeita) Rapanthem, que tem o maravilhoso sample:

It's my belief that history is a wheel. 'Inconstancy is my very essence,' says the wheel. Rise up on my spokes if you like but don't complain when you're cast back down into the depths. Good time pass away, but then so do the bad. Mutability is our tragedy, but it's also our hope. The worst of time, like the best, are always passing away. )

É inacreditavelmente genial. E eu sou inacreditavelmente parcial.

Eles não precisam de tentar muito nem de recorrerem a letras para tornarem as musicas estupidamente divertidas ou assustadoramente negras. E a linha entre estes (e outros) pólos é cruzada tantas vezes e de forma tão imprevisível, que vale a pena investir e ficar na expectativa. Nunca é tão óbvio como parece.


E porque é que eu estou tão enamorado por estes dois palerminhas?
Só foi preciso ouvir a "Deboutonner" e a "Rapanthem" (e a.. e a.. e a..) uma vez para perceber que eram das coisas mais brilhantes e originais que tinham passado pelo meu iTunes. Foram directamente para o meu conjunto (altamente - ui - filtrado) de músicas que acho que qualquer pessoa devia ouvir antes de morrer.

E depois vêm os remixes. Oh, os remixes. E eu podia dizer tanta coisa (podia?) mas vou só relembrar que eles fizeram dois remixes da The Dull Flame Of Desire da Bjork; um chama-se "Remix for Girls" e o outro "Remix For Boys" e tem sido uma luta grande tentar perceber qual é o que gosto mais. (Vai variando, parece, mas ando mais inclinado - como aliás costumo estar - para a Boys). Ah ah. E assim termino com uma bela piadola! Oh.

Links de coisa bonitas já a seguir.

Deboutonner

Rapanthem

The First Rebirth (desafio qualquer pessoa a ficar parado depois da música rebentar aos 2 e meio)

Bjork - The Dull Flame Of Desire (Modeselektor's Remix for Girls)

Bjork - The Dull Flame Of Desire (Modeselektor's Remix for Boys)

Um comentário:

Cate disse...

E se tu tivesses vida quem é que me fazia estes posts genialmente perfeitos? <3

(e curiosamente também tenho mais tendência para os boys)

Old Weapons


And if you can't dance to this you can't do nothing for me baby.

3